Tribo Quântica

o seu portal holístico

Marsupiais planadores dão sinal de recuperação após incêndios florestais na Austrália

Ambientalistas comemoram a recuperação de marsupiais planadores ameaçados, após os incêndios florestais na Austrália, no fim de 2019 e começo de 2020. A população desses pequenos mamíferos aumentou em cerca de 45% desde a tragédia.

“Por causa de sua baixa taxa reprodutiva (só um filhote por ano), não achamos que eles seriam capazes de fazer uma recuperação tão forte. O rápido aumento nos números é extraordinário”, diz Peter Smith, experiente biólogo de planadores.

Com sua esposa Judy, ele conduz um estudo que incluiu as novas estimativas populacionais. Em uma noite, os dois avistaram 59 planadores sobrevoando um único corredor que passa por dois parques e uma reserva na região das Montanhas Azuis de Nova Gales do Sul, no leste do país. O local é Patrimônio Mundial da Humanidade.

Porém, em algumas áreas onde o eucalipto não havia se recuperado dos incêndios de 2019, não havia planadores. Com uma dieta composta exclusivamente de folhas de eucalipto, esses animais vivem na maior parte do tempo em árvores.

A espécie pode planar a distância de um campo de futebol usando uma longa membrana de pele que se estende entre seus braços e pernas.

(foto: Peter Smith/WWF Australia)

Os incêndios florestais que devastaram a Austrália, mataram ou desalojaram cerca de 3 bilhões de animais, entre mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios.

Ambientalistas consideram um dos piores desastres para a fauna na história moderna. Um enorme esforço foi feito para recuperar as áreas atingidas.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *