Tribo Quântica

o seu portal holístico

Torso de estátua de Buda encontrado no complexo do templo de Angkor no Camboja

Arqueólogos estão comemorando um achado inesperado no complexo do templo de Angkor, no Camboja: o torso de uma estátua de Buda que corresponde a uma cabeça encontrada há quase um século no mesmo local.

O artefato estava junto a 29 fragmentos que indicam fazer parte da mesma estátua, assim faltará apenas a mão direita. A equipe pretende juntar as partes da estátua para ser exposta ao público.

Em seu design, a estátua mostra Buda adornado com joias e apresenta um manto e uma faixa, com um gesto único de mão esquerda colocado no peito. “Uma representação incomum na arte Khmer (Camboja)”, explica a arqueóloga Neth Simon.

(fotos: Apsara National Authority)

As escavações buscam organizar e preservar os numerosos objetos de arte espalhados pelo complexo, que se estende por cerca de 400 quilômetros quadrados – contendo as ruínas das capitais de vários impérios cambojanos desde o século IX até o século XV.

Os acadêmicos consideram-no um dos mais importantes sítios arqueológicos do Sudeste Asiático. O local é a atração turística mais popular do Camboja. Em 2024, atraiu cerca de um milhão de turistas.

O torso encontrado – que se acredita ter do século XII ou XIII – tem 1,16 metros de altura e foi encontrado a 50 metros de onde foi descoberta a cabeça em 1927. A cabeça é mantida no principal museu nacional do Camboja, na capital Phnom Penh.

(crédito da imagem: Apsara National Authority)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *