Torso de estátua de Buda encontrado no complexo do templo de Angkor no Camboja
Arqueólogos estão comemorando um achado inesperado no complexo do templo de Angkor, no Camboja: o torso de uma estátua de Buda que corresponde a uma cabeça encontrada há quase um século no mesmo local.
O artefato estava junto a 29 fragmentos que indicam fazer parte da mesma estátua, assim faltará apenas a mão direita. A equipe pretende juntar as partes da estátua para ser exposta ao público.
Em seu design, a estátua mostra Buda adornado com joias e apresenta um manto e uma faixa, com um gesto único de mão esquerda colocado no peito. “Uma representação incomum na arte Khmer (Camboja)”, explica a arqueóloga Neth Simon.
(fotos: Apsara National Authority)

As escavações buscam organizar e preservar os numerosos objetos de arte espalhados pelo complexo, que se estende por cerca de 400 quilômetros quadrados – contendo as ruínas das capitais de vários impérios cambojanos desde o século IX até o século XV.
Os acadêmicos consideram-no um dos mais importantes sítios arqueológicos do Sudeste Asiático. O local é a atração turística mais popular do Camboja. Em 2024, atraiu cerca de um milhão de turistas.
O torso encontrado – que se acredita ter do século XII ou XIII – tem 1,16 metros de altura e foi encontrado a 50 metros de onde foi descoberta a cabeça em 1927. A cabeça é mantida no principal museu nacional do Camboja, na capital Phnom Penh.
(crédito da imagem: Apsara National Authority)







