Tribo Quântica

o seu portal holístico

Frases mal colocadas podem causar mágoas e destruir relacionamentos

Muitas vezes dizemos coisas que podem moldar totalmente os nossos relacionamentos. Mesmo de forma não intencional, uma frase dita na hora errada pode gerar ressentimentos que lentamente destroem a confiança.

O segredo para a comunicação amorosa está na atenção plena – ser intencional com as palavras escolhidas, especialmente em momentos de conflito.

Especialista em relacionamentos, o psicólogo americano Mark Travers, explica que é preciso prática para construir uma comunicação consciente. Um bom começo, segundo ele, seria evitar as quatro frases, que serão abordadas a seguir. 

“Pare de ser tão sensível”

Esta frase não apenas descarta as emoções, mas as invalida, apontando ao parceiro que os sentimentos dele são errados ou exagerados. Isso pode fazê-lo questionar suas próprias emoções ou sentir que precisa reprimi-las apenas para manter a paz.

Com o tempo, a confiança e a segurança emocional serão enfraquecidas, criando mais distância no relacionamento. Quando alguém sente que suas emoções não são recebidas com segurança, para de compartilhá-las. E uma vez que as conversas reais param, a conexão também para.

Veja o que dizer em vez disso:

  • “Posso ver que isso realmente importa para você. Pode me ajudar a entender o porquê?”
  • “Eu não percebi que isso te afetava dessa forma. Quero ouvir mais.”

“Estou bem” (quando você não está)

Imagine que você teve um dia difícil, o seu parceiro percebe que algo está errado e pergunta, gentilmente, se “está tudo bem?”. Você, porém, responde “sim, estou bem”, mesmo que demonstre, claramente, o contrário. Essa atitude cria um muro em vez de uma ponte de conexão.

Com o tempo, esse pequeno ato de evitação cria distância emocional, ensinando seu parceiro que conversas honestas não são bem-vindas – mesmo quando ele realmente quer entender. A comunicação honesta cria conexão, e a supressão gera distância.

Veja o que dizer em vez disso:

  • “Estou me sentindo mal, mas preciso de um tempinho para processar isso.”
  • “Algo está na minha mente, mas ainda não sei como falar sobre isso.”

 

“Faça o que quiser, eu não ligo”

Ao dizer isso no calor de uma discussão, você pode estar apenas desabafando sua frustração. Mas para o parceiro soa algo mais profundo: que você parou de se importar com os sentimentos, decisões ou até mesmo com o relacionamento.

No mais, quando você diz isso, está essencialmente dizendo ao seu parceiro: “Suas escolhas não importam mais para mim”. Isso cria insegurança duradoura e desconexão emocional.

Algumas outras frases alternativas podem expressar seu estado emocional claramente sem dispensar seu parceiro, abrindo a porta para resolução e compreensão.

Veja o que dizer em vez disso:

  • “Estou me sentindo sobrecarregado agora – vamos fazer uma pausa e revisitar isso mais tarde.”
  • “Preciso de um momento para clarear minha cabeça antes de continuarmos.”

“Você sempre…” ou “Você nunca…”

Imagine que seu parceiro esqueceu algo importante para você. Frustrado, você imediatamente diz: “Você sempre faz isso” ou “Você nunca me escuta”. No calor do momento, essas frases podem parecer justificadas, mas para o outro são ouvidas como generalizações injustas.

Em vez de abordar a situação específica, você está rotulando todo o caráter dele negativamente, fazendo-o se sentir atacado e na defensiva. Então, considere reformular suas declarações para refletir comportamentos construtivos de conflito.

Veja o que dizer em vez disso:

  • “Eu me sinto ignorado quando isso acontece; poderíamos conversar sobre isso?”
  • “Percebo um padrão que está me machucando; podemos descobrir isso juntos?”

Falar uma frase na hora errada pode causar mágoas e ressentimentos na outra pessoa (Crédito da foto: Azerbaijan Stockers/Freepik)

Padrões de comunicação

O psicólogo Mark Travers explica que os relacionamentos não são construídos ou quebrados por uma única frase, mas pelos padrões de comunicação desenvolvidos ao longo do tempo. Essas alternativas, citadas por ele acima, ajudam a direcionar a interação de coercitiva para construtiva, promovendo conexão emocional e dissolvendo barreiras defensivas.

Saiba que nenhum relacionamento é perfeito, erros acontecerão. Contudo, a força de uma parceria não é medida por nunca dizer a coisa errada, mas sim pela disposição de ouvir, reparar e crescer juntos.

Mark Travers, PhD, psicólogo americano formado pela Universidade Cornell e pela Universidade do Colorado em Boulder. Além de psicólogo-chefe da Awake Therapy, é colaborador regular da Forbes, Psychology Today e Therapytips.org, onde escreve sobre relacionamentos, felicidade, personalidade e significado da vida.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *