Gato que saúda visitantes em templo chinês atrai multidão em busca de sorte
Um gato enfeitado com uma linda corrente de ouro está atraindo multidão ao Templo Xiyuan, em Suzhou, leste da China. Do lado de fora da entrada do templo, o animal chama a atenção ao fazer uma saudação no estilo humano, levantando a pata para cumprimentar as pessoas.
Os turistas formam fila para tocá-lo em busca de boa sorte. Uma mulher que visitou o gato por três dias seguidos disse que chegou a esperar meia hora para conseguir saudá-lo. “Mas vale muito a pena porque é muito curativo”, afirmou.
No folclore chinês, os gatos são símbolos de sorte, frequentemente retratados com as patas levantadas para atrair riqueza.
Segundo o dono do famoso gato, o animal, chamado Jellybean, tem quatro anos e adora sair de casa. Mas, agora, temendo que a atenção possa prejudicar o felino, o dono planeja parar com a ida ao templo.
Com vários gatos de rua vagando pelo local, o templo é conhecido como um “paraíso” para acariciar gatos.


(crédito das fotos: Douyin)
Templo foi reconstruído após virar jardim
O Templo Xiyuan, que remonta à dinastia Yuan (1279–1368), é conhecido por seus jardins deslumbrantes e arquitetura budista Han tradicional. Ele chegou a ser destruído e o que sobrou virou parte de um grande jardim clássico que pertenceu a um alto funcionário do governo na dinastia Ming.
Quando o funcionário morreu, o jardim foi doado para o mosteiro. A maioria dos edifícios foi destruída durante a Rebelião Taiping em 1860. O templo, porém, foi reconstruído depois.

O templo também é conhecido por suas estátuas. No local, viviam duas famosas tartarugas asiáticas gigantes de casco mole. Uma delas morreu em 2007, aos 400 anos, e a outra desapareceu.
(crédito da foto: Sirseanroy)

(crédito da foto: Sirseanroy)






