Tribo Quântica

o seu portal holístico

Fim de relacionamento: vale a pena voltar ou seguir em frente?

Muitas pessoas costumam voltar para os braços do ex-companheiro após o término de um relacionamento, que ao que tudo indicava parecia definitivo. De fato, depois de ficar um tempo longe, percebemos que muitas coisas estão em jogo. Mas será que vale a pena, ou essa volta pode ser apenas uma fuga da solidão?  

O coach de vida e sexólogo, Vitalii Kursik, cita alguns dos principais motivos por que as pessoas geralmente sentem vontade de retornar ao antigo parceiro.

A zona de conforto é um deles. Isso porque, mesmo que a relação estivesse longe de ser perfeita, ao menos era algo familiar. Deste modo, o cérebro humano resiste à mudança buscando reviver o que já era conhecido – mesmo que isso não nos tenha feito felizes.

Aliás, esse medo do desconhecido sempre tende a falar mais alto. Afinal, sozinho, você certamente precisará reconstruir sua vida. Terá que conhecer novas pessoas, além de mudar hábitos e rotinas. “É difícil e incerto, a opção antiga parece familiar e simples”, diz Vitalii.

Outro ponto a ser destacado é a idealização do passado. Com o tempo, as memórias negativas desaparecem, deixando apenas os aspectos positivos dos bons momentos.

“Você não lembra mais das discussões, dos mal-entendidos ou da dor. Em vez disso, você lembra vividamente das risadas, das noites apaixonadas e daquela conexão especial”, explica o especialista.

(foto: Freepik)

O medo da solidão também faz ter aquela recaída, pois ficar sozinho pode se tornar uma experiência assustadora. Diante das circunstâncias, voltar para o parceiro parece a maneira mais fácil, rápida e segura de preencher o vazio.

Além do medo de ficar sozinho, devemos lembrar da dependência emocional. Relacionamentos duradouros criam vínculos não apenas emocionais, mas também por meio de química cerebral.

Na maioria das vezes que precisamos de refúgio, é nos braços do parceiro que encontramos um porto seguro. Assim, o fim do relacionamento é como se houvesse a retirada do que foi seu apoio ou alegria nos momentos especiais.

Só volte na certeza

Mas quando saber quando vale a pena voltar? Isso depende de cada caso e, principalmente, da forma como houve o rompimento da relação.

Por exemplo, se o término foi impulsivo, mas agora ambos os parceiros estão dispostos a corrigir os erros, às vezes vale a pena considerar uma segunda chance.

Por outro lado, se o rompimento foi por incompatibilidade, toxicidade ou falta de amor, não há motivo para um recomeço. Afinal, neste caso, a volta será apenas uma fuga da solidão.

O importante antes de qualquer decisão é ter certeza do que você quer. A volta é apenas por medo do desconhecido ou você realmente quer isso?

Se for preciso, converse com alguém de sua confiança, isso ajudará a esclarecer a mente. Um psicólogo ou coach de relacionamento também será muito útil antes de qualquer decisão.

Mas lembre-se, a palavra final será sempre sua.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *