Tribo Quântica

o seu portal holístico

Pessoas que pensam positivo levam uma vida mais longa e saudável

Há muito tempo que os cientistas estudam o efeito da positividade na vida das pessoas. Já se sabe que uma pessoa com pensamento otimista, procura focar no que há de bom em qualquer situação. Isso cria confiança e motivação para alcançar seus objetivos e prolongar o tempo de vida.

As crenças positivas sobre o envelhecimento também são fundamentais para uma vida plena e feliz. Quem tem noções positivas sobre a terceira idade, aumenta a probabilidade de estar com boa saúde anos mais tarde.

Renomada especialista em psicologia do envelhecimento, a norte-americana Becca Levy, pesquisa e escreve sobre o assunto. Ela analisou de perto, a conexão inseparável entre corpo e mente para alcançar uma terceira idade mais saudável.

O resultado foi que as pessoas com a visão mais otimista do envelhecimento viveram em média sete anos e meio mais do que as pessimistas. Enquanto, aqueles que não viam nada promissor sobre envelhecer, tiveram maior probabilidade de desenvolver marcas patológicas do Alzheimer – forma mais comum de demência em idosos.

Então, não perca tempo se você ainda não leva a vida de forma satisfatória e otimista. Nunca é tarde para tomar os devidos cuidados que venham trazer um envelhecimento saudável.

Uma das estratégias para ter uma vida feliz e positiva na terceira idade, inclui aproveitar ao máximo os prazeres saudáveis no decorrer do passar dos anos. Isso inclui boa alimentação, convivência social ativa e atividades físicas.

Exercícios estimulam o bem-estar e a felicidade

Uma atividade física regular pode aumentar a positividade, a disposição, a autoestima e a sensação de bem-estar. Movimentar-se libera neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que geram uma sensação de felicidade.

Algumas atividades físicas que podem ajudar a envelhecer com saúde são: caminhada, corrida, exercícios na água, dança, musculação ou outros tipos de esportes.

Mas lembre-se, é importante consultar um profissional de saúde antes de começar qualquer programa de atividades físicas.

Dançar proporciona conexões e alegria

A dança é uma ótima opção para quem quer uma vida de hábito saudável. “Quem dança seus males espanta” é um ditado popular que significa que a dança pode aliviar o estresse e as preocupações.

Por se tratar de uma linguagem universal, além da movimentação física a dança acaba unindo as pessoas de todas as idades. Isso promove a socialização, fortalece os vínculos entre as pessoas, proporcionando conexões e alegria.

Além do movimento, dança promove conexão e alegria entre pessoas de qualquer idade (crédito da foto: John Moeses / Bauan Unsplash)

Leitura melhora qualidade de vida

O hábito de ler é ótimo para a saúde da mente. A prática reduz níveis de estresse e ansiedade, sendo um forte aliado também no tratamento de doenças psíquicas. Trata-se de um excelente hábito para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar.

Por envolver imaginação, mentalização e aprendizagem, funciona como um verdadeiro exercício para o cérebro humano. Mas lembre-se, que ler notícias ou temas com assuntos negativos pode ter um efeito devastador.

Este tipo de leitura pode desencadear tristeza, estresse e aumentar a sensação de insegurança. Por outro lado, ler temas positivos focados na bondade faz o leitor se sentir mais animado e com uma visão da humanidade mais positiva de modo geral.

Cuidados com a alimentação

Para quem quer viver por mais tempo, a dica é ter uma alimentação saudável e adequada à faixa etária, rica em frutas, vegetais, legumes e grãos integrais. Procure um nutricionista para obter mais informações e saber quais alimentos não podem faltar na sua dieta personalizada.

De antemão, evitar alimentos industrializados é uma boa escolha. Além disso, reduza o consumo de açúcar e alimentos com trigo. Não esqueça de manter uma hidratação adequada, bebendo bastante água e líquidos saudáveis como chás e sucos naturais.

Alimentação rica em legumes, grãos e vegetais não pode faltar na mesa de quem cuida da saúde (crédito da foto: Eiliv Aceron / Unsplash)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *