Idosos ficam de fora da vacinação contra a dengue
O Brasil anunciou hoje (25) um plano para aplicação anual e gratuita de 60 milhões de vacinas da dengue pela rede de saúde pública, a partir de 2026. O foco da imunização será a população de 2 a 59 anos. Por falta de estudos clínicos, os idosos ficarão de fora da campanha, mesmo fazendo parte de um grupo com maior risco de hospitalização e complicações graves da doença.
A medida foi tomada devido à escassez de dados sobre a eficácia e segurança da vacina em pessoas com mais de 59 anos. A indicação da dose, porém, pode ser feita analisando caso a caso e verificando se o benefício é maior que o risco à saúde.
Os idosos formam um grupo de maior risco para os casos de dengue, por conta da fragilidade do sistema imunológico e da presença de comorbidades, como doenças cardíacas, hipertensão e diabete.
A expectativa é de que novos estudos sejam realizados e que logo não haja limite de idade para a imunização contra a doença, como já acontece na Europa.
Crianças e adolescentes já são vacinados
O Brasil já é pioneiro em disponibilizar a vacina através de sua rede de saúde pública. As primeiras doses que foram fabricadas por uma empresa farmacêutica japonesa chegaram neste ano, mas para atender crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Com o plano nacional anunciado, a partir de agora toda a produção das vacinas ocorrerá no Brasil. A aplicação será em dose única, com eficácia de 79,6% em casos de dengue sintomática e 89% em casos graves.
O investimento será de R$ 1,26 bilhão, envolvendo uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa global WuXi Biologics, que atua no desenvolvimento, fabricação e teste de produtos farmacêuticos e biológicos.
Prevenção
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O mosquito se reproduz utilizando água acumulada para depositar seus ovos. Confira algumas dicas de prevenção:
- Tampar caixas d’água e outros tipos de recipientes.
- Desentupir calhas e ralos que possam acumular água.
- Guardar pneus em locais cobertos.
- Guardar garrafas com a boca virada para baixo.
- Eliminar pratinhos com água embaixo dos vasos de planta.







