Arquitetos transformam “lote esquecido” em pequena vila colorida para moradores de rua nos EUA
Projeto social desenvolvido pela organização sem fins lucrativos, Hope the Mission, oferece moradia temporária para pessoas em situação de rua, em Los Angeles, nos EUA. Com design estético colorido e acolhedor, a vila dispõe de 40 casas com 75 camas, sendo levantada em um lote de aterro antes esquecido na cidade.
Embora os alojamentos do Chandler Tiny Home Village sejam modestos, os moradores têm acesso a refeições diárias no local, Wi-Fi, chuveiros, além de suporte de saúde mental e treinamento profissional.
Para se qualificar a viver na comunidade, os candidatos devem estar desabrigados em um raio de menos de cinco quilômetros do local. Ninguém paga aluguel, mas todos devem trabalhar para atingir a meta de moradia permanente durante uma estadia de 90 dias.
“Acredito em um modelo que priorize a moradia, onde mudaríamos todos para uma casa e um apartamento, moradia permanente”, disse o CEO da Hope the Mission, Ken Craft. Mas o problema segundo ele, é que não tem como esperar pela construção dessas moradias.
“Temos que ser capazes de tirar as pessoas das ruas e colocá-las em moradias temporárias, enquanto lidamos com a questão de moradias acessíveis e permanentes”, completou.

Moradores recebem refeições diárias na comunidade, além de ter acesso ao serviço de Wi-Fi e chuveiros para a higiene pessoal. Local oferece ainda treinamento profissional e suporte para a saúde mental.
Modelo experimental que serve de exemplo
O Chandler Tiny Home Village foi um modelo experimental em meio à crise de moradores de rua, após a pandemia da Covid-19. Hoje serve de modelo para outras unidades.
Desde que esta comunidade em particular foi construída, a Hope the Mission abriu outros seis pequenos vilarejos residenciais. Além disso, Los Angeles construiu 6.700 unidades de moradias temporárias e 11 pequenos vilarejos residenciais.

O Chandler Tiny Home Village foi inaugurado em 2021 como modelo experimental após a pandemia da Covid. Com design estético colorido e acolhedor, hoje serve de referência para outros vilarejos na cidade. (crédito das fotos: Kadre Architects)






