Terapia de yoga ajuda no tratamento físico e emocional
A terapia de yoga, ou yogaterapia, pode ajudar pessoas de todas as idades, na prevenção, tratamento e até cura de doenças. Baseada nos princípios milenares da tradicional yoga, a terapia inclui um plano de tratamento individual com técnicas conduzidas para atender às necessidades específicas do cliente, sejam disfunções somáticas ou psicológicas.
Como exemplo, uma pessoa muito preocupada e inquieta pode aprender técnicas de relaxamento, respiração profunda e uma prática de ásana com posturas que aliviam a ansiedade, como Balasana (postura da criança), Vrksasana (da árvore) e Viparita Karani (pernas para cima na parede).
Na yogaterapia as sessões são individuais e o praticante passa por uma avaliação inicial, para o professor saber do seu estilo de vida, preocupações e dificuldades. Daí é personalizado um plano de práticas que serão avaliadas e revistas nas sessões posteriores.
O terapeuta pode também fornecer tarefas de casa para o indivíduo praticar na vida diária. Isso inclui oração, estudo dos sutras de yoga, imagens e cânticos, além de aconselhamento espiritual.
Uma grande variedade de problemas pode ser tratada com a terapia de yoga. Isso inclui vício, depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, dor crônica, e outras condições.

Também conhecida como postura da criança, a Balasana alonga e relaxa o corpo. É uma postura simples, fácil de fazer, adequada para iniciantes que procuram se acalmar. (crédito da foto: Yanalya/Freepik)
Evidências mostram benefícios em praticantes
Amplas evidências científicas mostram que a terapia de yoga é uma forma segura e eficaz de tratamento para condições mentais e físicas. Em casos físicos, de problemas nas costas ou pescoço, estudos mostram que a terapia melhorou a mobilidade e reduziu a dor sem efeitos colaterais.
No tratamento de enxaquecas, ficou evidenciado que a terapia diminuiu o número e a gravidade dos casos envolvendo o paciente. Em relação à artrite reumatoide e osteoartrite, houve melhora dos resultados de força muscular, flexibilidade e mobilidade em comparação com um grupo de controle sem intervenção.
Algumas doenças não têm cura definitiva, mas podem ser tratadas com gerenciamento dos sintomas que trazem a melhora na qualidade de vida. É o caso da fibromialgia. Um estudo específico mostrou que os sintomas, a capacidade de lidar com a dor e os déficits funcionais melhoraram significativamente após um programa de tratamento com a terapia de yoga.
Combate: depressão, ansiedade e estresse
No âmbito da saúde mental, foram positivos os resultados da terapia de yoga direcionada a depressão, ansiedade, e transtorno de estresse pós-traumático. Nos casos depressivos, a terapia pôde ser comparada aos benefícios da medicação. Além disso, uma combinação de medicação com a prática da yoga foi superior à medicação isoladamente.
Muito se sabe, que posturas de yoga e técnicas de respiração são associadas ao aumento dos níveis de ácido gama-aminobutírico talâmico, sendo componentes essenciais do humor, dos níveis de energia e da saúde mental.
Com tantos resultados positivos, a terapia de yoga oferece uma intervenção não farmacêutica e um complemento de estilo de vida ao tratamento convencional de ansiedade. Um estudo controlado foi feito neste sentido.
Por seis semanas, 101 pessoas com sintomas de ansiedade e depressão participaram de um ensaio de controle randomizado. O estudo envolveu pessoas que receberam terapia de yoga com outro grupo de controle que recebeu tratamento tradicional.
O grupo de yoga teve medidas reduzidas de ansiedade e sofrimento psicológico, mostrando que a terapia pode fornecer opções de tratamento eficazes.
Como a terapia foca na respiração, corpo, mente e espírito, ajuda a trazer indivíduos com ansiedade para o momento presente, deixando assim de focar em pensamentos ruminantes ou negativos do futuro.
Posturas e técnicas de respiração da yoga permitem que as pessoas passem do modo “da luta ou fuga” para o descanso mental e a paz interior. Esses dois estados de consciência são fundamentais para qualquer pessoa lidar com as adversidades sem perder o equilíbrio.






